Ponto de situação

13 de Março de 2025

A Associação da Calçada Portuguesa submeteu à Comissão Nacional da UNESCO a candidatura da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa” à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Esta candidatura visa não só a preservação desta arte única, mas também o reconhecimento dos calceteiros, profissionais fundamentais na construção e manutenção deste património cultural.
Após três anos de trabalho, a Associação da Calçada Portuguesa reuniu o apoio de mais de 50 calceteiros de todo o país, a colaboração de oito municípios – Braga, Estremoz, Faro, Funchal, Lisboa, Ponta Delgada, Porto de Mós e Setúbal – e o apoio de mais de vinte instituições ligadas à cultura, academia, formação, organizações profissionais e confederações de trabalhadores. Esta mobilização demonstra a relevância nacional da calçada portuguesa e a necessidade do seu reconhecimento.
Com esta candidatura da Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa” à UNESCO, pretende-se garantir que a calçada portuguesa continue a ser um símbolo vivo da cultura nacional, respeitado e apoiado, e que os seus mestres calceteiros recebam o reconhecimento que merecem.

1 de Julho de 2025

Foi concluída e entregue a primeira revisão do processo, tendo sido prestados os esclarecimentos solicitados pela Comissão Nacional da UNESCO e adicionados elementos complementares com vista à valorização da candidatura.